Sempre sementes - Noticias - Plante Refúgio
X
Quer saber mais sobre os nossos híbridos?

Notícias

Plante Refúgio

28/05/2018

O que é refúgio?

Chamamos de refúgio a área cultivada com plantas não Bt em lavouras de soja, milho ou algodão resistentes a insetos.

Qual o percentual da área a ser usado como refúgio?

O percentual varia de acordo com a cultura transgênica utilizada e com aspectos agronômicos. A partir da safra 2015/2016, convencionou-se para a soja um percentual de 20% e para o milho um percentual de 10%. Este é o percentual da área que deve ser cultivada com sementes não Bt.

Qual a função do refúgio?

A função do refúgio é produzir insetos suscetíveis à toxina inseticida. Estes, ao se acasalarem com os eventuais indivíduos resistentes provenientes das áreas plantadas com biotecnologia, gerariam uma prole também suscetível e, portanto, controlada pela tecnologia Bt

1. É fundamental que as áreas de refúgio estejam localizadas à distância máxima de 800 metros da lavoura com a tecnologia Bt e sejam, preferencialmente, plantadas com um híbrido de ciclo vegetativo similar.

2. Nessas áreas de refúgio, plantas não-Bt próximas à cultura com resistência a pragas terão como função produzir insetos suscetíveis às proteínas inseticidas Bt.

3. Esses indivíduos vão se acasalar com as pragas resistentes, gerando insetos que também serão suscetíveis à tecnologia, assegurando a longevidade da mesma.

A evolução da resistência de pragas é o maior desafio para o uso de culturas que expressam proteínas Bt. Sem a implementação de um programa efetivo de Manejo da Resistência de Insetos (MRI), conjunto de medidas que visam prevenir ou retardar a seleção de indivíduos resistentes, as tecnologias Bt podem ter sua eficácia comprometida.

O plantio de refúgio é a principal ferramenta dos programas de MRI e tem sido eficaz em retardar o aparecimento de resistência de pragas nos países com maior histórico de uso destas tecnologias.

Fonte: boaspraticasagronomicas

Av. General Osório, 273-D, Sala 1001 Ed. Comercial General Osório - Centro 89802-210 - Caixa postal: 104 Chapecó - Santa Catarina
49. 3441-8200